PDT reverte votos favoráveis e espera maioria contra a PEC dos precatórios em segundo turno

Cúpula da Câmara dos Deputados. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Após uma série de reuniões, o líder do PDT na Câmara, Wolney Queiroz, estima que a bancada deve conseguir entre 18 e 19 votos contra a PEC dos Precatórios na análise em segundo turno.

Segundo o presidente da sigla, Carlos Lupi, dos 15 votos do PDT que haviam sido favoráveis à PEC na última quarta-feira, 11 serão revertidos. Contudo, o partido decidiu não fechar questão, o que permitiria punir quem votasse de forma diferente do orientado. “Quando se tem uma decisão, a questão já está mais do que esclarecida. Isso foi conversado de um a um, não tem necessidade de ter um fechamento. Houve um consenso de todos para acompanhar nesse sentido”, disse o cacique.

Enquanto isso, quatro deputados do partido devem manter sua posição por estarem de saída do partido. Três deles estão com o processo de expulsão em andamento: Alex Santana (PDT-BA), Flávio Nogueira (PDT-PI) e Subtenente Gonzaga (PDT-MG).

Em reunião com a bancada na noite de ontem (8), o líder já havia decidido orientar contra a PEC como forma de apaziguar a divergência com a executiva nacional do partido e garantir a candidatura de Ciro Gomes à presidência da República. O posicionamento foi confirmado em reunião da executiva nacional na tarde desta terça.

O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL) aposta em conseguir um quórum maior para compensar os votos perdidos.

A mudança de voto de parlamentares do PDT também desobriga que Lira cumpra o acordo para que os precatórios do Fundef sejam pagos em três parcelas.


Postagens relacionadas

STF forma maioria a favor da Lei das Estatais

Funai quer aprovar projeto de porte de arma para seus servidores. Entenda

Trabalhadores argentinos fazem greve geral contra reformas de Milei

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais