Início » Câmara aprova regra para destinar parte dos precatórios para professores

Câmara aprova regra para destinar parte dos precatórios para professores

A+A-
Reset
Câmara dos DeputadosDestaqueEconomiaNotíciasPolítica

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (9/11), por 416 votos a 11, uma proposta para regulamentar a aplicação de recursos obtidos com precatórios do Fundef para pagamentos a profissionais da educação. O texto segue agora para análise do Senado.

O texto é um substitutivo do deputado Idilvan Alencar (PDT-CE) ao Projeto de Lei 10880/18, do ex-deputado JHC (AL), atual prefeito de Alagoas. A Comissão de Educação havia aprovado o parecer em setembro. Alencar afirmou que os ajustes realizados no texto não alteram a intenção inicial do texto e vai de acordo com a nova lei regulamentadora do Fundeb permanente.

A aprovação desse texto faz parte do acordo que garantiu a aprovação da PEC dos Precatórios no Plenário da Câmara.

O dinheiro dos precatórios será distribuído conforme as regras de rateio dos dois fundos. O extinto Fundef (Lei 9.424/96) destinava 60% dos recursos para pagamento de salários de profissionais da educação. De maneira provisória, o Fundeb manteve a regra até o ano passado, quando entrou em vigor a regulamentação permanente (Lei 14.113/20), ampliando aquele percentual para 70%.

Assim, pelo texto aprovado, 60% dos recursos de precatórios relacionados a repasses até 2020 serão destinados ao pagamento de profissionais. Terão essa finalidade 70% dos eventuais precatórios relativos ao Fundeb permanente.

Os beneficiados com o substitutivo são, principalmente, os profissionais do magistério da educação básica que estavam no cargo, com vínculo estatutário, celetista ou temporário, durante o período em que ocorreram os repasses a menos do Fundef (1997-2006), Fundeb (2007-2020) e Fundeb permanente (a partir de 2021); e os aposentados que comprovarem efetivo exercício nas redes públicas escolares nesses períodos, ainda que não tenham mais vínculo direto com a administração pública.

O valor destinado a cada profissional será proporcional à jornada de trabalho e aos meses de efetivo exercício na atividade e não se incorpora à remuneração principal. Os herdeiros poderão receber no caso de falecimento do beneficiário.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Câmara dos DeputadosFundebFundef

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais