Início » Precatórios: Mesmo com tramitação ainda na Câmara, Senadores já debatem PEC

Precatórios: Mesmo com tramitação ainda na Câmara, Senadores já debatem PEC

A+A-
Reset
DestaqueEconomiaNotíciasPolítica

A PEC dos Precatórios (PEC 23/2021) teve o texto-base aprovado em primeiro turno na Câmara dos Deputados na quarta-feira (3/11). Ainda são necessárias a votação de destaques do texto e a aprovação em segundo turno para que seja enviada ao Senado. Porém, antes que isso aconteça, alguns senadores já manifestam descontentamento com a PEC.

O texto permite que o governo parcele grande parte dos precatórios e altere a fórmula de cálculo do teto de gastos. O objetivo é liberar espaço orçamentário para despesas com o Auxílio Brasil e emendas parlamentares ao Orçamento. Para os senadores, o impacto da flexibilização sobre as contas públicas é um “calote” nos credores da União — entre eles professores, que recebem salários graças aos precatórios.

O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), já declarou seu voto contra a PEC, caso chegue ao Plenário do Senado. Já outros senadores, que pertencem à base do governo, acusam a oposição de pensar nas eleições de 2022. Para Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), o PT votou “contra os mais pobres”. “Não votaram contra Bolsonaro, votaram contra o Brasil! Não estão preocupados com quem está passando fome, estão preocupados com a disputa de 2022″, disse o senador nas redes.

Existe a possibilidade de criação de uma Frente de Defesa da Responsabilidade Fiscal. O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) coleta assinaturas junto com o senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR). “O Senado deverá reagir contra os avanços do populismo irresponsável. Não podemos permitir que se jogue fora a estabilidade construída com tanto sacrifício”, disse Alessandro.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Flavio BolsonaroPEC dos precatóriosSenado

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais