Petrobras: projeto que altera política de preços avança no Senado

Tony Winston/Agência Brasília

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deve começar a discutir na próxima terça-feira (9) o Projeto de Lei 1472/21 do senador Rogério Carvalho (PT-SE). À Arko Advice, o presidente da comissão, senador Otto Alencar (PSD-BA), afirmou que a relatoria ficará a cargo do senador Jean Paul Prates (PT-RN), que também foi relator do marco ferroviário.

O tema é polêmico e é pouco provável que o PL seja votado na próxima semana, visto que o relator não foi designado oficialmente e a elaboração de um relatório pode tomar tempo. Além disso, quando for colocado em discussão pode haver a apresentação de pedido de vista adiando a análise.

O projeto altera o cálculo do preço dos combustíveis usado pela Petrobras. Ao invés da paridade com o preço internacional, o texto sugere que sejam considerados os custos internos de produção, a cotação internacional e os custos de importação. O Executivo também poderá regulamentar a utilização de bandas de preços para frear a variação de preços e definir a frequência dos reajustes e mecanismos de compensação.

Visando diminuir a variação dos preços, é proposta a criação de um fundo de estabilização, alimentado por um imposto de exportação com alíquotas progressivas a ser aplicado sobre o petróleo bruto e recursos vindos da variação de preços em relação à banda.


Postagens relacionadas

Reforma tributária: procurador da Fazenda analisa detalhes da regulamentação

IFI eleva estimativa do crescimento econômico do país em 2024

TSE inicia julgamento que pode cassar Sergio Moro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais