Início » Câmara aprova em primeiro turno texto-base da PEC dos Precatórios
Câmara dos DeputadosEconomiaNotíciasPolíticaUrgente

Câmara aprova em primeiro turno texto-base da PEC dos Precatórios

A+A-
Reset

A Câmara aprovou na madrugada desta quinta-feira (4) o texto-base da PEC dos Precatórios. Foram 312 votos a favor e 144 contra. Foram apresentados 11 destaques que devem ser analisados na próxima terça-feira (9), quando também deve ocorrer a votação do segundo turno, de acordo com o líder do Governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR).

O texto aprovado foi o substitutivo do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). A PEC 23/21, impõe um teto sobre o pagamento dos precatórios, corrige seus valores exclusivamente pela Taxa Selic e muda a forma de calcular o teto de gastos do governo.

Também foi aprovado a inclusão de um trecho negociado com parlamentares da oposição para acelerar o pagamento dos precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério). De acordo com o novo texto, ele deverá ser pago em 3 anos, sendo 40% no primeiro e outras duas parcelas de 30%. Originalmente, o texto previa pagamento em dez vezes.

Contudo, há o receio de que o drible seja questionado na Justiça. Isso porque o regimento não permite acrescentar trechos ao projeto durante a votação no Plenário na Câmara. “Quem vai questionar uma mudança feita para beneficiar a educação?”, pontuou um deputado da oposição em conversa com a Arko Advice.

Em pronunciamento feito antes da votação em Plenário do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), defendeu que o espaço fiscal aberto pela aprovação da PEC permitirá que o governo haja de diversas formas. “Temos dentro desse texto auxílio temporário de R$ 400 para 20 milhões mais ou menos. Abriremos espaço para prorrogar a desoneração da folha. Vamos priorizar precatórios do Fundef”, disse.

Quórum

Desde a última semana, o governo enfrentava problemas para pautar a discussão e votação, por dificuldades de atingir o quórum mínimo para aprovação da matéria. No caso da PEC são necessários 308 votos. O número ideal para a votação seria de 475 parlamentares na Casa.

Nesta quarta-feira (3), Lira flexibilizou as votações e o registro de presença por meio eletrônico. A iniciativa facilitou a participação de deputados que não estavam em Brasília.

A flexibilização, no entanto, gerou repercussão. O deputado Carlos Lupi do PT considerou que a permissão de que 23 deputados em viagem votassem remotamente na PEC dos Precatórios, seria uma espécie de cheque em branco.

Saiba mais

PEC dos Precatórios tem votos para ser aprovada, diz líder do governo na Câmara

Câmara tenta votar PEC dos Precatórios novamente nesta quarta (3)


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais