Início » PEC dos Precatórios tem votos para ser aprovada, diz líder do governo na Câmara

PEC dos Precatórios tem votos para ser aprovada, diz líder do governo na Câmara

A+A-
Reset
Câmara dos DeputadosDestaqueEconomiaNotíciasPolítica

Foi convocada nesta quarta-feira (3/11) uma sessão deliberativa às 18h para votar a PEC dos precatórios. Na saída da reunião com os líderes na residência oficial da presidência da Câmara, o líder do governo na Casa, Deputado Eduardo Barros (PP-PR), disse que já contabiliza votos suficientes para aprovar a PEC dos Precatórios em 1° e 2° turno.

“Temos uma boa contagem de presença em Brasília, agora estamos vendo os votos. Alguns deputados estão pedindo para ver o parcelamento do Fundef”, declarou Barros. “O relator, Hugo Motta, está conversando com os governadores e as bancadas mais ligadas à educação e que estão se comprometendo a votar se houver essa possibilidade. Achamos que vamos ter um bom número de votos para passar a PEC hoje, em 1° e 2° turno”.

Questionado se o governo trabalha com um “plano B” caso a PEC não seja aprovada, ele respondeu que só trabalha com o “plano A”, “A aprovação hoje”, concluiu.

Número de votos

Os deputados governistas seguem em reuniões para tentar alinhar os detalhes da votação. Nos bastidores, diz-se que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) ainda trabalha na contabilização de quantos votos estão garantidos. O governo tenta aproveitar a questão do Fundef como forma de abrir diálogo com os deputados ligados à defesa da educação.

A negociação neste momento é para que 40% do valor dos precatórios do Fundef seja pago já no próximo ano. Nos dois anos seguintes seriam pagas parcelas de 30%. Em outra frente, deputados governistas que estão em seus redutos eleitorais também estão sendo contatados para que venham a Brasília.

A oposição terá uma reunião para alinhar um posicionamento contra a PEC dos Precatórios. PT, PSOL e PCdoB estão mais alinhados e devem agir em conjunto, segundo apuração da Arko Advice. Por outro lado, os próprios parlamentares de oposição relatam que a situação não é a mesma dentro do PDT e do PSB.

No momento, o quórum na Câmara chegou a 400 deputados. O número ideal para o governo é acima de 475. Ato assinado pelo presidente da Câmara permitirá que cerca de 20 deputados que estão no exterior em missão oficial possam votar remotamente.

Fundef

De acordo com o senador Otto Alencar (PSD – BA), que acompanhou as negociações do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) com os governadores, a questão já foi colocada junto ao governo. Segundo ele, serão três parcelas, cada uma paga no primeiro trimestre de cada ano.

A previsão é de que o texto seja alterado ainda na Câmara. “O relator tem toda a condição de inserir essa mudança no texto. Parcelando isso assim, estabelecendo a data do pagamento, tem mais chances de se ter sucesso no Senado”, disse Alencar.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Arthur LiraCâmara dos DeputadosFundefPEC dos precatórios

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais