Início » Ministro das Comunicações participa de reunião com autoridades do Brics

Ministro das Comunicações participa de reunião com autoridades do Brics

A+A-
Reset
DestaqueEconomiaInternacional

Os ministros das Comunicações do Brics, cúpula formada por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul fizeram na última sexta-feira (22) uma declaração conjunta enfatizando a importância da cooperação na estruturação de uma economia digital inclusiva. O ministro das Comunicações do Brasil, Fábio Faria, participou do encontro, representando o governo. Esta é a 7ª reunião do BRICS dedicada à temática e foi realizada por videoconferência.

Faria destacou que, apesar dos desafios, os países têm conseguido criar oportunidades para desenvolver tecnologias e expandir a infraestrutura da rede digital. “Para dar um salto adiante, devemos continuar a desenvolver tecnologias e expandir a infraestrutura de rede digital, alavancar o valor dos dados em benefício de nossas sociedades e garantir a segurança no ambiente digital”, disse.

O ministro ressaltou o empenho do Governo Federal na transformação digital, em particular com os programas Wi-Fi Brasil e Norte e Nordeste Conectado. Segundo ele, a chave para atingir objetivos ambiciosos neste campo é a infraestrutura. Para isso, o Brasil realizará em duas semanas o leilão do 5G, conduzido pelo Ministério das Comunicações (MCom) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que deve movimentar R$169 bilhões em investimentos totais nos próximos 20 anos.

Previsto para acontecer no dia 4 de novembro, o leilão do 5G desencadeará, segundo o ministro, uma “implantação acelerada”, dado o cronograma de implantação e os requisitos de cobertura que a Anatel estabeleceu no edital. “O foco deste leilão de espectro está fortemente nos requisitos de cobertura, e não na receita das licenças de espectro”, resumiu.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

5GBricsministério das comunicações

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais