Início » Bolsonaro e Arthur Lira falam em privatizar a Petrobras
DestaqueEconomiaNotĂ­ciasPolĂ­tica

Bolsonaro e Arthur Lira falam em privatizar a Petrobras

A+A-
Reset

Na semana passada, os presidentes da RepĂșblica, Jair Bolsonaro, e da CĂąmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), mencionaram em entrevistas a possibilidade de privatização da Petrobras, num momento em que hĂĄ confronto com os governadores a respeito dos preços dos combustĂ­veis.

O presidente Bolsonaro disse a uma emissora de rĂĄdio, na quinta-feira (14), que tem “vontade” de privatizar a empresa. “Tenho vontade de privatizar a Petrobras, tenho vontade. Vou ver com a equipe da economia o que a gente pode fazer.” No dia anterior, em entrevista Ă  RĂĄdio CNN, Lira sugerira que o Brasil questionasse se “nĂŁo seria a hora de privatizar” a empresa.

Bolsonaro justificou-se afirmando que é cobrado pela alta dos combustíveis mas que não pode intervir na política de preços praticada pela estatal. No centro da discussão, estå o ataque do presidente da Cùmara à política de preços colocada em vigor pela empresa.

Para Lira, “hĂĄ uma polĂ­tica que tem que ser revista, porque ela nem Ă© pĂșblica nem Ă© privada completamente” e sugere que se discuta a real função da Petrobras no Brasil. “É sĂł distribuir dividendos para os acionistas?”, ele pergunta, acrescentando que a companhia hoje estĂĄ numa espĂ©cie de limbo entre o pĂșblico e o privado e sem uma polĂ­tica de investimento energĂ©tico. “Ela deixou de fazer investimentos para fazer distribuição de dividendos”, afirmou.

ICMS sobre combustĂ­veis

A CĂąmara aprovou, por 393 votos a 71, o projeto que muda a regra da incidĂȘncia do ICMS (imposto estadual) sobre os combustĂ­veis e prevĂȘ que o tributo seja aplicado sobre o valor mĂ©dio dos Ășltimos dois anos, a fim de baratear o produto.

A proposta segue para o Senado. O placar é vitória do presidente da Cùmara, Arthur Lira (PP-AL), que patrocina o projeto sob o argumento de que a medida vai reduzir o preço dos combustíveis. Os governadores reagiram, acenando com possível recurso ao Supremo Tribunal Federal.

Lira vem intensificando, nas Ășltimas semanas, ataques aos repasses de preços praticados pela Petrobras e crĂ­ticas aos estados por nĂŁo quererem diminuir suas alĂ­quotas de ICMS.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiĂȘncia de navegação. Ao clicar em "Aceitar", vocĂȘ concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais