Início » Bolsonaro e Arthur Lira falam em privatizar a Petrobras
DestaqueEconomiaNotíciasPolítica

Bolsonaro e Arthur Lira falam em privatizar a Petrobras

A+A-
Reset

Na semana passada, os presidentes da República, Jair Bolsonaro, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), mencionaram em entrevistas a possibilidade de privatização da Petrobras, num momento em que há confronto com os governadores a respeito dos preços dos combustíveis.

O presidente Bolsonaro disse a uma emissora de rádio, na quinta-feira (14), que tem “vontade” de privatizar a empresa. “Tenho vontade de privatizar a Petrobras, tenho vontade. Vou ver com a equipe da economia o que a gente pode fazer.” No dia anterior, em entrevista à Rádio CNN, Lira sugerira que o Brasil questionasse se “não seria a hora de privatizar” a empresa.

Bolsonaro justificou-se afirmando que é cobrado pela alta dos combustíveis mas que não pode intervir na política de preços praticada pela estatal. No centro da discussão, está o ataque do presidente da Câmara à política de preços colocada em vigor pela empresa.

Para Lira, “há uma política que tem que ser revista, porque ela nem é pública nem é privada completamente” e sugere que se discuta a real função da Petrobras no Brasil. “É só distribuir dividendos para os acionistas?”, ele pergunta, acrescentando que a companhia hoje está numa espécie de limbo entre o público e o privado e sem uma política de investimento energético. “Ela deixou de fazer investimentos para fazer distribuição de dividendos”, afirmou.

ICMS sobre combustíveis

A Câmara aprovou, por 393 votos a 71, o projeto que muda a regra da incidência do ICMS (imposto estadual) sobre os combustíveis e prevê que o tributo seja aplicado sobre o valor médio dos últimos dois anos, a fim de baratear o produto.

A proposta segue para o Senado. O placar é vitória do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que patrocina o projeto sob o argumento de que a medida vai reduzir o preço dos combustíveis. Os governadores reagiram, acenando com possível recurso ao Supremo Tribunal Federal.

Lira vem intensificando, nas últimas semanas, ataques aos repasses de preços praticados pela Petrobras e críticas aos estados por não quererem diminuir suas alíquotas de ICMS.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais