Início » Aneel autoriza operação de usina solar de 167,58 MW

Aneel autoriza operação de usina solar de 167,58 MW

A+A-
Reset
DestaqueEconomiaInfraestruturaNotíciasPolítica

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou, na quinta-feira (14/10), o início da operação comercial das usinas solares Pereira Barreto I a IV, com 167,58 megawatts (MW) de capacidade instalada. Trata-se do maior empreendimento do gênero no estado de São Paulo e um dos maiores do Brasil, implantado pelo grupo português EDP Renováveis..

Localizada ao lado da represa da Hidrelétrica de Três Irmãos, no rio Tietê, a 30 quilômetros da foz do rio Paraná, a usina conta com mais de 600 mil painéis voltados para a produção de energia elétrica. Com o início do funcionamento dessa unidade – seis meses antes do previsto –, o país supera a marca de 4 GW de geração solar em operação no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Rede de transmissão

Também na quinta-feira (14), o grupo português disputou e venceu o leilão de privatização da transmissora de energia goiana Celg-T, com um lance de R$ 1,977 bilhão, considerado agressivo pelo mercado. O valor ficou bem acima do oferecido pelas outras três concorrentes e representou ágio de 80,10% ante o preço mínimo constante do edital.

Com isso, os portugueses agregam ao seu portfólio mais uma concessionária de transmissão, esta com 756 quilômetros de linhas e 14 subestações em Goiás. No total, a empresa detém oito lotes de transmissão distribuídos em oito estados, perfazendo 1.924 quilômetros de linhas e receita anual permitida (RAP) de R$ 648,6 milhões.

Segundo o presidente da empresa, João Marques da Cruz, a investida na Celg-T levou em consideração a experiência da companhia no setor de transmissão, o que permite que se extraia valor do ativo rapidamente e se criem oportunidades de crescimento e de rentabilidade para a transmissora.

Uma das vantagens identificadas na Celg-T reside no mercado de atuação de suas concessionárias. De acordo com a EDP, a Região Centro-Oeste vem registrando forte crescimento de demanda de energia, com uma taxa puxada pela agroindústria 3,7 vezes maior que a média do país nos últimos dez anos.

 


Cliente Arko fica sabendo primeiro

AneelCentro-oesteInfraestrutura

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais