Início » Brasil e Argentina concordam na redução em 10% da tarifa do Mercosul
DestaqueEconomiaInternacionalNotícias

Brasil e Argentina concordam na redução em 10% da tarifa do Mercosul

A+A-
Reset

Na última sexta-feira (8), Brasil e Argentina alcançaram um acordo pela redução da Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul em 10%, segundo o Ministério das Relações Exteriores. O anúncio dessa convergência consta na declaração conjunta à imprensa publicada por ocasião da visita do ministro das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina, Santiago Cafiero, à Brasília.

A posição acordada deverá ser compartilhada ao Paraguai e Uruguai, completando o rol de membros do Mercosul. A TEC atua como uma tributação uniformizada entre os países do Mercosul para a importação de produtos de origem externa ao bloco. Essa ferramenta evita a entrada de produtos em um país com menos taxação para em seguida ser direcionado para outro país do bloco sem o pagamento de tarifas.

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, ressaltou que a redução da Tarifa Externa Comum abrangerá um universo bem amplo de produtos. De acordo com o Ministério da Economia, a TEC média do Mercosul é de aproximadamente 13%, enquanto a média ao redor do mundo é entre 4% e 5%.

A redução da tarifa comum é pauta desde o início do governo, quando o ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu um corte de 50% na TEC. Em abril deste ano, a proposta do Uruguai de reduzir em 20% a tarifa até o final do ano foi apoiada pelo ministério da Economia brasileiro.

Em agosto, a equipe econômica do governo Bolsonaro parcelou a redução em 10% para 2021 e outros 10% para 2022 – percentual a ser subtraído da alíquota atual. Entretanto, as negociações foram travadas pela indisposição da Argentina, segunda maior economia do bloco.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais