Início » Reforma Tributária não é consenso entre municípios

Reforma Tributária não é consenso entre municípios

A+A-
Reset
DestaquePolítica

A cerimônia de entrega do relatório da PEC 110, na terça-feira (5), no Senado Federal, contou com a participação de entidades que representam estados e municípios. Com isso, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) pretendia mostrar que o principal entrave para o avanço da reforma tributária, a falta de apoio de estados e municípios, pode ser superado com a PEC. Contudo, o tema não é consenso entre os prefeitos.

Enquanto pequenos municípios veem na reforma uma oportunidade de melhorar a distribuição de recursos, os grandes municípios acreditam que haverá perda de arrecadação.

Na terça-feira estiveram presentes na cerimônia no Senado: Paulo Roberto Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Rafael Tajra Fonteles, presidente do Comitê Nacional de Secretários da Fazenda (Comsefaz).

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) chegou a divulgar nota de apoio ao relatório da PEC 110 entregue pelo senador Roberto Rocha (PSDB-MA).

“Destarte, muito embora o novo relatório contemple o modelo do IVA Dual, o qual, para o movimento municipalista, não é o ideal, compreende-se ser este o desenho viável no presente momento, com a capacidade de agregar apoio das três esferas de governo. Ademais, após intenso diálogo acerca de aspectos técnicos da PEC 110/2019, a CNM tem a convicção de que os avanços delineados na proposta compensarão, em larga medida, a opção pelo sistema dual”, diz o documento.

Já na quarta-feira (6) outras entidades municipalistas se pronunciaram no sentido contrário.

“A proposta de fusão do ICMS e ISS num IVA dual desrespeita as cláusulas pétreas constitucionais sobre o pacto federativo. Como o ISS é a principal receita das médias e grandes cidades, sua junção com o ICMS poderá comprometer serviços públicos essenciais como saúde, educação, transporte e assistência social, justamente nos municípios onde vivem três em cada cinco brasileiros”, diz a nota assinada pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

A FNP representa prefeitos de municípios com mais de 80 mil habitantes. Já o CNM, que declarou apoio à PEC 110 representa uma gama maior de municípios, dando maior representatividade às pequenas cidades.


Reforma TributáriaRoberto Rocha

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais