Início » ICMS: projeto para controlar preços dos combustíveis pode ser votado hoje (5)

ICMS: projeto para controlar preços dos combustíveis pode ser votado hoje (5)

A+A-
Reset
EconomiaNotíciasPolíticaUrgente

A Câmara dos Deputados pode votar hoje o Projeto de Lei Complementar (PLP) que altera a forma de cobrança do ICMS para controlar os preços dos combustíveis. De acordo com o deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara, o texto final deve ficar pronto no início da tarde. “Estamos fechando um texto para votar. Vai ter uma reunião de líderes da base do governo para levar o texto que vai estar pronto até às 13h”, conta.  Há reunião deliberativa no Plenário da Câmara marcada para às 15h. 

Os líderes chegaram a se reunir na noite de ontem (4) com o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), na residência oficial para debater sobre o tema, no entanto, de acordo com Barros, não houve acordo sobre o conteúdo do projeto. 

Saiba mais:

Atualmente, tramitam na Câmara o PLP 11/20 prevê o tabelamento por valores fixos por unidade de medida, definidos na lei estadual, com o objetivo de trazer estabilidade sobre os preços cobrados ao consumidor, e o PLP 16/21 define os combustíveis e lubrificantes sobre os quais incidirá uma única vez o (ICMS) incidentes sobre combustíveis. Os dois projetos tramitam de forma conjunta na Câmara dos Deputados. 

Atualmente, o ICMS é calculado em porcentagem. Então, sempre que o preço do petróleo oscila, por conta do dólar, o valor do ICMS também oscila, agravando o preço final dos combustíveis. A ideia da proposta do relator, o deputado federal Dr. Jaziel (PL-CE) é mudar o cálculo por porcentagem. Se aprovado, um valor fixo seria estabelecido na primeira fase, antes do projeto passar pela refinaria ou importação. 


Arthur LiracombustívelDr.JazielICMSICMS CombustíveisProjeto de LeiRicardo Barros

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais