Início » Votação do PL do Marco Ferroviário será amanhã

Votação do PL do Marco Ferroviário será amanhã

A+A-
Reset
DestaqueEconomiaInfraestruturaMinistério da InfraestruturaNotícias

A pedido da senadora Katia Abreu (PP-TO), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), marcou para amanhã a votação do PLS nº 261/18, que cria o novo Marco Legal de Ferrovias no país. O assunto estava na pauta da sessão de quarta-feira passada, mas a senadora pediu mais tempo para analisar o parecer do relator, Jean Paul Prates (PT-RN).

Prates chegou a ler seu relatório e disse que o projeto tem tudo para modernizar o setor e atrair novos investimentos. Ele preparou vários pareceres durante a tramitação da matéria, baseada em uma proposta apresentada em 2018 pelo senador José Serra (PSDB-SP).

Três senadores apresentaram 17 novas emendas ao texto do relator. Nove foram de autoria do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), com a intenção de incluir no PLS pontos da Medida Provisória nº 1.065, que o governo editou devido à morosidade da tramitação do projeto.

Os outros dois senadores que propuseram emendas foram a própria Katia Abreu e Wellington Fagundes (PL-MT). A principal emenda de Fagundes busca permitir a migração do contrato de concessão para o novo regime de autorização, proposta-chave do PLS nº 261/18 mas que já consta da MP nº 1.065.

Katia Abreu pediu adiamento da votação argumentando que o texto do relator havia sido disponibilizado no dia da sessão da semana passada. A senadora disse que se trata de tema importante para o novo momento da infraestrutura no país e que o assunto merece aprofundamento.

Desde a edição da MP nº 1.065, em 30 de agosto, já foram encaminhados ao Ministério da Infraestrutura 14 pedidos de grupos privados interessados em construir trechos ferroviários em 12 estados. Estima-se que os investimentos alcancem R$ 80,5 bilhões com a implantação e a operação de 5.360 quilômetros de trilhos.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

José SerraKátia AbreuMarco Legal de FerroviasMinistério da InfraestruturaRodrigo Pacheco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais