Início » Bolsonaro assina decreto que cria cédula verde para pagamentos por serviços ambientais
DestaqueEconomiaNotíciasPolítica

Bolsonaro assina decreto que cria cédula verde para pagamentos por serviços ambientais

A+A-
Reset

O decreto que cria a Cédula de Produto Rural (CPR) Verde foi assinado pelo Presidente Jair Bolsonaro na sexta-feira (1/10) durante evento para celebrar os mil dias de Governo. A cédula traz vantagens financeiras para o produtor rural que executa ações de preservação ambiental em sua área de atividades, foi lançada nesta sexta-feira (1°), em cerimônia no Palácio do Planalto.

A cédula tem o objetivo de estimular o produtor rural a produzir e, ao mesmo tempo que preserva, passar a receber pagamento por serviços ambientais. O instrumento permite que empresas interessadas em mitigar suas emissões de gases de efeito estufa, adquiram os títulos mediante o compromisso do produtor em manter a área conservada. 

A CPR Verde liga a empresa que quer ser ambientalmente sustentável com o produtor rural. O recurso é visto como o maior instrumento nacional de operacionalização de pagamento por serviços ambientais. O ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou que a inovação é rumo a um futuro verde. “O pagamento por serviços ambientais vai trazer bilhões para a preservação do meio ambiente, para florestas, para parques”, disse.

O Ministério da Economia estima um mercado potencial de R$ 30 bilhões em quatro anos levando-se em conta a certificação de créditos de carbono das florestas brasileiras.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais