Início » Brasil assina com a Rússia memorando na área nuclear

Brasil assina com a Rússia memorando na área nuclear

A+A-
Reset
DestaqueEconomiaNotícias

Memorando de entendimento assinado entre a Eletronuclear e a Rosatom permitirá que os russos participem da construção e manutenção de usinas nucleares de grande e pequena potência no Brasil. O ato ocorreu durante a 56ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica, em Viena, entre 20 e 22 do mês passado.

Com isso, a Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras para o setor de geração de energia usando urânio como fonte, também poderá adotar seu plano de extensão da vida útil das usinas nucleares em operação no Brasil, Angra 1 e 2 (RJ), além da prorrogação do fornecimento de combustível para essas unidades.

O memorando abre espaço para a cooperação entre as duas empresas para o reprocessamento de materiais nucleares, o fechamento do ciclo do combustível nuclear e a gestão de resíduos radioativos. Também prevê a execução conjunta de projetos de educação e treinamento no segmento nuclear.

O Plano Nacional de Energia (PNE 2050) inclui a possibilidade de o Brasil expandir sua capacidade de geração nuclear em 10 GW até 2050. O país poderá desenvolver novas usinas usando a tecnologia de pequenos reatores modulares (SMRs) a partir de 2030. De olho nessa janela, a Nuclep se prepara para atender às possíveis novas demandas que poderão surgir no Brasil relacionadas a reatores modulares.

Para o diretor da unidade de desenvolvimento e negócios internacionais da Rosatom, Kirill Komarov, “o Brasil é um dos principais parceiros da Rosatom na América Latina em várias áreas, principalmente no campo da medicina nuclear. Estou certo de que a assinatura do memorando nos ajudará a abrir uma nova etapa de fecunda cooperação bilateral, visto que o país tem trilhado um caminho para ampliar a participação da geração nuclear no balanço energético nacional”.

A geração de energia nuclear no país atualmente é de 1,9 gigawatts (GW) de capacidade instalada nas usinas Angra 1 e 2. Encontra-se em construção a usina Angra 3, prevista para entrar em operação em 2026, com potência de 1,4 GW.

Russia

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais