Início » DEM e PSL marcam convenção nacional para votar fusão dos partidos
DestaqueNotíciasPolítica

DEM e PSL marcam convenção nacional para votar fusão dos partidos

A+A-
Reset

Em reunião na tarde desta terça-feira (28), a Executiva Nacional do PSL autorizou, por unanimidade, a convocação da Convenção Nacional Conjunta do PSL e do DEM para deliberar sobre a fusão entre os dois partidos.

O evento acontece no dia 6 de outubro, em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Serão discutidos os projetos comuns de Estatuto e o programa do novo partido. Também será eleita a Comissão Executiva Nacional Instituidora, órgão nacional que promoverá o registro do novo partido.

Segundo apurou a Arko Advice, os partidos calculam que cerca de 14 deputados devem deixar PSL e DEM e seguirem para outros partidos, principalmente aqueles mais ligados ao governo, que devem acompanhar a escolha do presidente Jair Bolsonaro.

Mesmo com as perdas, as duas siglas já começam a contabilizar outros nomes que devem ingressar no partido que surge. Nas contas atuais, são esperadas 23 filiações de parlamentares. Há expectativa em migrações vindas, principalmente, de partidos como Pros e Solidariedade.

“Vamos nascer e disputar eleição com o maior número de deputados e vamos eleger o maior número de deputados”, afirmou o deputado federal Celso Sabino para a Arko Advice. O deputado migrou recentemente do PSDB para o PSL e já ocupa cadeira da Executiva Nacional.

A derrubada do veto presidencial à federação de partidos, votada na segunda-feira (27) pelo Congresso, pode interferir no processo. Federações são coligações de longa duração entre partidos políticos. Nesse formato, partidos podem se unir para disputarem eleições e atuarem no Congresso como uma só legenda, desde que mantenham o arranjo por pelo menos quatro anos.

Colaborou: Lorena Fraga


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais