Início » Polarização lulismo x bolsonarismo está bastante consolidada
DestaqueNotíciasPolítica

Polarização lulismo x bolsonarismo está bastante consolidada

A+A-
Reset

Na pesquisa do Ipec, divulgada nesta quinta-feira (23/9), um dado interessante a ser observado é a intenção de voto espontânea, que é quando os entrevistados respondem em quem votariam sem que as opções lhes sejam apresentadas. A partir da menção espontânea, é possível verificar o grau de consolidação das intenções de voto nos candidatos.

Na simulação espontânea, o ex-presidente Lula (PT) registra 38%. O ex-presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) tem 21%. Somando os dois percentuais, temos 59% dos entrevistados declarando voto em Lula e Bolsonaro, o que sugere que a polarização lulismo x bolsonarismo está socialmente bastante enraizada. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), o melhor posicionado da chamada terceira via, tem apenas 2%.

Brancos, nulos e indecisos somam 35%. Apesar desse índice mostrar muitos votos ainda em disputa, chama atenção os elevados percentuais de voto espontâneo em Lula e Bolsonaro, já que como a eleição ainda está distante – falta mais de um ano para o pleito – o voto espontâneo nos pré-candidatos costuma ser mais baixo.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais