Início » Ipec: Lula lidera cenários para 2022; Bolsonaro é o segundo colocado
DestaqueNotíciasPolítica

Ipec: Lula lidera cenários para 2022; Bolsonaro é o segundo colocado

A+A-
Reset

O Instituto de Pesquisas Cananéia (Ipec), que antes se chamava Ibope, divulgou nesta quinta-feira (22/9) uma nova pesquisa sobre a sucessão presidencial. Os números do Ipec convergem com os levantamentos de outros institutos. Ou seja, o ex-presidente Lula (PT) aparece na liderança. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece em segundo turno. Por ora, os nomes da terceira via patinam.

Veja abaixo os dois cenários simulados:

No primeiro cenário, o ex-presidente Lula (PT) aparece com 48% das intenções de voto. Em segundo lugar está o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) com 23%. O terceiro colocado é o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que tem 8%. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 3%, mesmo percentual do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM). Brancos, nulos e indecisos somam 14%.

No segundo cenário testado, Lula lidera com 45%. Bolsonaro está em segundo lugar com 22%. Em seguida aparecem tecnicamente empatados Ciro, que registra 6%, o ex-ministro Sergio Moro, soma 5%, o apresentador José Luiz Datena (PSL), tem 3%, e Doria, 1%.

Mandetta aparece com 1%, mesmo percentual do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Simone Tebet (MDB-MS) não pontuaram. Brancos, nulos e indecisos somam 14%.

Nos dois cenários testados, Lula poderia, matematicamente, vencer em primeiro turno, já que sua intenção de voto é superior a soma de seus adversários (48% a 37% no primeiro cenário e 45% a 38%). No entanto, a possibilidade da eleição de 2022 ser decidida em primeiro turno é baixa.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais