Início » PSL e DEM: fusão não significa migração bolsonarista

PSL e DEM: fusão não significa migração bolsonarista

A+A-
Reset
DestaqueNotíciasPolítica

A fusão entre PSL e DEM não deve, necessariamente, gerar uma migração bolsonarista para o partido que for escolhido por Jair Bolsonaro. Essa é a visão de deputados apoiadores do presidente que hoje integram as fileiras do PSL. Segundo os parlamentares ouvidos pela Arko, o cenário é incerto e ainda existem muitos elementos a serem avaliados.

O primeiro é como o partido deve se portar em 2022. Desde quando a ideia de uma união passou a ser tratada seriamente nos partidos, tanto PSL como DEM têm adotado uma postura de cautela, tentando não dar uma palavra final sobre como a nova sigla se posicionará no cenário nacional.

Segundo fontes ouvidas pela Arko, na reunião de ontem (21), quando a Executiva Nacional do Democratas decidiu, por unanimidade, dar prosseguimento ao processo de fusão, o presidente do partido, ACM Neto, se negou a discutir quem será o candidato do novo partido à presidência da República.

Hoje, o DEM tem como pré-candidato o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e o PSL tem o apresentador, José Luiz Datena. Perguntado sobre isso, ACM Neto disse que o tema fugia da motivação central da reunião e seguiu adiante. Recentemente, o cacique deu uma entrevista à Globo em que admitiu que apoiar Bolsonaro ainda é uma opção.

É bom destacar que as duas candidaturas estão sendo colocadas em dúvida. Datena avalia ir para o PDT se não for o cabeça de chapa do novo partido, e Mandetta está incomodado com a possibilidade da legenda apoiar Jair Bolsonaro — falou até em mudar de partido.

Deputados bolsonaristas do PSL se mostram confiantes de que a união pode acabar não tendo um candidato que faça oposição ao atual presidente.

Outro fator analisado é como vai se portar o partido após as eleições em caso de vitória de Bolsonaro. Os deputados dizem que devem sair da sigla se houver sinal de que o partido possa se tornar oposição ao presidente.

“Esses dois principais fatores devem fazer a diferença na decisão de muitos deputados, se ficam, se saem ou se vão para o partido do presidente”, declarou à Arko Advice o deputado Marcelo Álvaro Antônio, ex-ministro do Turismo de Bolsonaro.

Outro fator comentado nos corredores do Congresso é que, apesar de todos esses elementos, pensando friamente, há muito mais benefício em ficar no partido do que em sair dele. O tamanho da sigla, que pode chegar a 80 parlamentares, deve gerar um grande crescimento no acesso ao fundo partidário e tempo de televisão.

Os deputados têm até março para decidir. É o período quando se abre a chamada “janela partidária”, em que a troca de partido é autorizada sem que o parlamentar perca o mandato.

O PSL se reúne hoje às 19h para analisar se dá prosseguimento ao processo de fusão.


DEMpartidosPSL

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais