Início » Comissão de Assuntos Econômicos aprova BR do Mar

Comissão de Assuntos Econômicos aprova BR do Mar

A+A-
Reset
DestaqueEconomiaNotícias

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, nesta terça-feira (21/9), em votação simbólica, o Projeto de Lei 4199/2020, que institui o Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem. A matéria ainda deve passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e a Comissão de Infraestrutura (CI).

O relator do projeto, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), recomendou a aprovação do texto original com 13 emendas apresentadas por ele, e outras 24 das 44 emendas oferecidas por outros senadores, acolhidas total ou parcialmente. Durante o parecer, Trad celebrou os objetivos perseguidos pelo Programa BR do Mar, como o incremento na oferta e qualidade do transporte por cabotagem; incentivo à concorrência e à competitividade na prestação desse serviço.

“Aumenta-se a possibilidade das Empresas Brasileiras de Navegação (EBN) afretarem embarcações sem a obrigatoriedade de possuírem embarcações próprias, como exigido pela legislação vigente”, disse o senador. “Esta mudança, no entanto, vem acompanhada de incentivos para que as EBNs mantenham e aumentem a frota própria, o que contribui para um importante aspecto da navegação de cabotagem, que é a disponibilidade do serviço”.

O projeto deve facilitar a expansão das operações de cabotagem e a entrada de novos interessados nesse mercado, segundo o relator. De olho em novos investidores, a BR do Mar prevê a criação da Empresa Brasileira de Investimento na Navegação (EBN-i), que vai constituir frota e fretar as embarcações para EBNs operarem, dispensando a necessidade de estas investirem em frota própria.

A prorrogação do prazo do Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária (Reporto) até 31 de dezembro de 2023 também reforça as iniciativas citadas.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

BR do MarCAENelsinho Trad

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais