Início » Ministério autoriza exploração de ferrovias por 99 anos

Ministério autoriza exploração de ferrovias por 99 anos

A+A-
Reset
DestaqueNotíciasPolítica

O Diário Oficial de sexta-feira passada trouxe 11 avisos de autorização para construção de ferrovias e um aviso para instalação e exploração de terminal de logística. Os atos foram assinados pelo secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio Cunha, conforme estipula a Medida Provisória nº 1.065/21, de 30 de agosto, que estabelece o novo marco regulatório do setor ferroviário.

Empresas que levaram ao ministério projetos de construção de ferrovia tiveram seus pleitos autorizados com prazo de 99 anos para a exploração do negócio. Ao comparecer à Comissão de Viação e Transporte (CVT) da Câmara na terça-feira, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse que o governo recebeu 12 propostas de construção de trechos de ferrovias desde a edição da MP.

Esses pedidos representam investimentos superiores a R$ 60 bilhões, segundo o ministro. A nova norma legal permite que empreendimentos ferroviários que tenham conexão com ferrovias possam ser implantados com simples autorização do governo.

As autorizações concedidas

Estrada de Ferro Paraná-Oeste:

Trechos: Cascavel–Foz do Iguaçu (PR); Cascavel–Chapecó (SC); Guarapuava–Paranaguá (PR); Maracaju–Dourados (MS)

VLI Multimodal:

Trechos: Uberlândia–Chaveslândia (MG); Porto Franco (PA)–Balsas (MA); Perequê–Tiplan (SP); Água Boa–Lucas do Rio Verde (MT)

Planalto Piauí Participações:

Trecho: Curral Novo (PI)–Suape (PE)

Grão-Pará Multimodal:

Trecho: Açailândia (PA)–Alcântara (MA)

Petrocity Ferrovias:

Trecho: São Mateus (ES)–Ipatinga (MG)

Fazenda Campo Grande Empreendimento e Participações:

Construção e Exploração de Centro Logístico, em Santo André (SP)


Cliente Arko fica sabendo primeiro

DOUMarcelo Sampaio CunhaMinistério da InfraestruturaTarcísio de Freitas

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais