Início » Bolsonaro viaja a Nova Iorque para participar da Assembleia Geral da ONU

Bolsonaro viaja a Nova Iorque para participar da Assembleia Geral da ONU

A+A-
Reset
InternacionalNotíciasPolítica

No último domingo (19), o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), desembarcou em Nova Iorque (EUA) para a sua participação na 76ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta semana. Bolsonaro realizou a transmissão de cargo para o vice-presidente, Hamilton Mourão, antes de decolar para o exterior.

O presidente brasileiro estará presente na abertura da Assembleia nesta terça-feira (21), onde fará o discurso inicial do evento. A fala inaugural do Brasil segue uma tradição desde 1947, ano em que o diplomata Oswaldo Aranha liderou a delegação brasileira na recém-criada Organização das Nações Unidas (ONU).

O tema oficial da 76ª Assembleia Geral é “Construindo resiliência por meio da esperança – para se recuperar de COVID-19, reconstruir a sustentabilidade, responder às necessidades do planeta, respeitar os direitos das pessoas e revitalizar as Nações Unidas.” O encontro deste ano será no modelo híbrido, com presenças virtuais, gravadas e presenciais, até esta quarta-feira (22).

Bolsonaro viajou junto da primeira-dama, Michelle Bolsonaro e seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). A comitiva presidencial também conta com a presença do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Augusto Heleno; e do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.

O mandatário brasileiro está acompanhado ainda pelos ministros das Relações Exteriores, Carlos Alberto França; da Economia, Paulo Guedes; da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres (Segurança Pública); da Secretaria-Geral, Eduardo Ramos; do Meio Ambiente, Joaquim Leite; do Turismo, Gilson Machado, e da Saúde, Marcelo Queiroga.

Nesta segunda-feira (20), a agenda oficial de Bolsonaro conta com um encontro bilateral junto do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, além de participar de uma recepção oferecida pelo representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas.

Na terça-feira (21), o presidente brasileiro terá encontros com o presidente da Polônia, Andrzej Duda, e com o secretário-geral da ONU, António Guterres. O líder polonês é acusado formalmente pela União Europeia de interferir na autonomia do Judiciário de seu país.

Jair BolsonaroONU

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais