Início » Deputados preparam PEC para desoneração ampla na folha de pagamentos
DestaqueEconomiaPolítica

Deputados preparam PEC para desoneração ampla na folha de pagamentos

A+A-
Reset

O PL 2541/2021, que prorroga a desoneração da folha de pagamento de 17 setores até 2026, deve se restringir a garantir o benefício para as empresas que já o têm. De acordo com o relator na comissão de Finanças e Tributação (CFT), deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), a tendência é que a desoneração ampla e permanente, custeada por um microimposto, seja proposta posteriormente por meio de uma PEC. O texto é discutido entre os membros da Frente Parlamentar do Empreendedorismo.

Inicialmente, o relator esperava uma sinalização de apoio do Ministério da Economia para saber se a ideia poderia ser incluída já no projeto que espera votação na CFT. Frente à falta de engajamento do governo, a decisão foi de garantir a desoneração, ao menos, para os 17 setores já beneficiados.

“Não vamos perder tempo, vamos votar o projeto logo. O prazo é muito curto. Pretendemos ainda hoje buscar a urgência”, disse à Arko Advice.

A desoneração da folha de pagamentos fazia parte do plano de reforma tributária defendida pelo ministro da Economia, mas acabou ficando vinculada à criação de um imposto digital, que não encontrou apoio no Congresso.

Para o autor do projeto, deputado Efraim Filho (DEM-PB), é preciso que, mesmo desvinculada da Reforma Tributária, a desoneração seja garantida. “Se a reforma tributária ampla não saiu, extinguir (a desoneração) é a pior das soluções. Nós temos hoje um momento de extrema preocupação, uma situação muito vulnerável a respeito da geração de empregos como grande desafio do Brasil para 2022. Não só gerar como preservar os que já existem”, disse.


Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais