Início » Arábia Saudita suspende importação de carne de frigoríficos do Brasil por ‘doença da vaca louca’
DestaqueEconomiaInternacionalNotícias

Arábia Saudita suspende importação de carne de frigoríficos do Brasil por ‘doença da vaca louca’

A+A-
Reset

O Ministério da Agricultura anunciou nesta terça-feira (14/8) que a Arábia Saudita suspendeu importações de carne bovina do Brasil após o país registrar dois casos atípicos de “doença da vaca louca” no início de setembro. O Ministério não revelou dados sobre quantos frigoríficos foram afetados pela proibição, nem onde estão localizados.

Segundo o Ministério, em nota enviada à agência Reuters, estão sendo realizadas reuniões, mas não há ainda previsão sobre a retirada das suspensões. O país é o maior exportador de carne bovina do mundo e já teve embarques suspensos por um dos seus principais clientes, a China, pelo mesmo motivo.

No dia 4 de setembro, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura confirmou a ocorrência de dois casos atípicos de “vaca louca”, em frigoríficos de Nova Canaã do Norte (MT) e de Belo Horizonte (MG).

De acordo com o órgão, todas as ações sanitárias de mitigação de risco foram concluídas antes mesmo da emissão do resultado final pelo laboratório. Portanto, não foi classificado risco para a saúde humana e animal.

A “vaca louca” é uma doença cerebral que atinge bovinos adultos e é transmitida aos seres humanos por meio do consumo de carne contaminada. O distúrbio recebe o nome de doença de Creutzfeldt-Jakob e causa demência e morte. A doença é rara e se caracteriza pela rápida deterioração mental, geralmente dentro de alguns meses. A maioria das pessoas, eventualmente, entra em coma.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais