Início » Reforma Eleitoral: Câmara barra quarentena para policiais, juízes e promotores

Reforma Eleitoral: Câmara barra quarentena para policiais, juízes e promotores

A+A-
Reset
EleiçõesPolíticaUrgente

A Câmara dos Deputados segue votando na próxima semana o PLP 112/21, que trata da criação de um novo código eleitoral. Na quinta-feira (09), o texto-base do projeto foi aprovado e alguns destaques chegaram a ser analisados. Os deputados retiraram do texto, por exemplo, a previsão de uma quarentena de cinco anos para que militares, juízes e promotores pudessem concorrer às eleições. O trecho havia sido incluído pela relatora do projeto, deputada Margarete Coelho (PP-PI).

O trecho era visto como uma reação às candidaturas de policiais, que ganharam visibilidade nas eleições 2018, mas também a integrantes do Ministério Público e da magistratura, que ganharam impulso eleitoral principalmente na esteira da operação Lava Jato.

A aprovação do projeto poderia, inclusive, impedir a candidatura do ex-juiz Sérgio Moro. “Muitos vieram falar comigo se era correta essa atitude diante do fato de que, por exemplo, o ex-Juiz Sérgio Moro poderia vir a ser adversário do Presidente e que essa emenda poderia retirá-lo do jogo. Eu quero reafirmar aqui o que o Presidente Bolsonaro já falou. Nós não temos receio de enfrentar ninguém. Não temos receio”, disse o líder do PSL na Câmara, deputado Vitor Hugo (GO).

Votos para indígenas

Um dos destaques aprovados também foi no sentido de criar um incentivo para a participação de indígenas na política. O valor do Fundo Partidário, usado para custear os gastos dos partidos políticos, é calculado com base no número de votos que cada sigla recebeu nas eleições para a Câmara dos Deputados. O texto original previa que os votos para candidatos negros e mulheres valeriam o dobro nessa contabilização. O destaque do PSB também inclui os índios nessa lista.

Janela partidária

Os deputados aprovaram um destaque e retiraram do texto um dispositivo que permitia que políticos eleitos pudessem mudar de partido no mês de março anterior às eleições. De acordo com os parlamentares, o dispositivo enfraquecia os partidos ao permitir que vereadores concorram a deputado estadual ou federal com o único objetivo de mudar de partido. Na visão dos deputados, isso permitiria a existência de uma janela partidária a cada 2 anos. Com a retirada do artigo, parlamentares só podem trocar de partido no ano final do mandato.


Câmara dos DeputadosEleiçõesReforma Eleitoral

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais