Início » Secretário especial de Comércio Exterior celebra os 15 anos dos Brics em reunião do bloco

Secretário especial de Comércio Exterior celebra os 15 anos dos Brics em reunião do bloco

A+A-
Reset
DestaqueEconomiaInternacional

O secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Roberto Fendt, representou o Brasil na sexta-feira (3/9) na 11ª Reunião de Ministros de Comércio dos Brics – bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O encontro realizado por videoconferência precede a 13ª Cúpula dos Brics que acontecerá nesta quinta-feira (9).

A reunião abordou pautas debatidas durante o ano no âmbito do Grupo de Contato sobre Temas Econômicos e Comerciais (CGETI, na sigla em inglês), que é copresidido pelos ministérios da Economia e das Relações Exteriores pela parte brasileira. Os representantes dos Brics trataram acerca de temáticas como a cooperação no sistema multilateral de comércio; proteção do consumidor no comércio eletrônico; cooperação em propriedade intelectual; cooperação em serviços profissionais; e parceria econômica em comércio e investimentos.

Durante o encontro, o secretário, Roberto Fendt, celebrou os 15 anos do bloco e os 10 anos de cooperação comercial completos neste ano de 2021. Fendt ressaltou o crescimento de 125% nas exportações dos países do Brics para o mundo nesse período, alcançando a soma de US$ 3,5 trilhões. Houve ainda um aumento de 293% nas exportações intraBrics – entre os países do bloco – atingindo a marca de US$ 355 bilhões em 2019.

O secretário especial assinalou que esses valores do comércio, além de constatarem a força dos países do Brics, também apontam para o potencial inexplorado existente e recordou que, em 2011, as lideranças do bloco debateram a necessidade do estabelecimento de uma rota comercial do bloco.

Para o representante brasileiro, o marco da primeira década de cooperação comercial é um momento oportuno para revisitar as conquistas obtidas para possibilitar pensar no futuro. Fendt concluiu sua fala com a expectativa de uma próxima década proveitosa em engajamento e colaboração, com o fortalecimento da cooperação, à altura do potencial comercial e econômico dos Brics.

Reunião de Cúpula

A 13ª Reunião de Cúpula dos Brics ocorrerá virtualmente nesta quinta-feira (9/9). O tema escolhido pela presidência indiana “Brics@15: Cooperação IntraBrics para Continuidade, Consolidação e Consenso” estende-se em três pilares de cooperação: política e segurança; economia e finanças; cultural e de pessoa para pessoa.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais