Início » Secretário especial de Comércio Exterior celebra os 15 anos dos Brics em reunião do bloco
DestaqueEconomiaInternacional

Secretário especial de Comércio Exterior celebra os 15 anos dos Brics em reunião do bloco

A+A-
Reset

O secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Roberto Fendt, representou o Brasil na sexta-feira (3/9) na 11ª Reunião de Ministros de Comércio dos Brics – bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O encontro realizado por videoconferência precede a 13ª Cúpula dos Brics que acontecerá nesta quinta-feira (9).

A reunião abordou pautas debatidas durante o ano no âmbito do Grupo de Contato sobre Temas Econômicos e Comerciais (CGETI, na sigla em inglês), que é copresidido pelos ministérios da Economia e das Relações Exteriores pela parte brasileira. Os representantes dos Brics trataram acerca de temáticas como a cooperação no sistema multilateral de comércio; proteção do consumidor no comércio eletrônico; cooperação em propriedade intelectual; cooperação em serviços profissionais; e parceria econômica em comércio e investimentos.

Durante o encontro, o secretário, Roberto Fendt, celebrou os 15 anos do bloco e os 10 anos de cooperação comercial completos neste ano de 2021. Fendt ressaltou o crescimento de 125% nas exportações dos países do Brics para o mundo nesse período, alcançando a soma de US$ 3,5 trilhões. Houve ainda um aumento de 293% nas exportações intraBrics – entre os países do bloco – atingindo a marca de US$ 355 bilhões em 2019.

O secretário especial assinalou que esses valores do comércio, além de constatarem a força dos países do Brics, também apontam para o potencial inexplorado existente e recordou que, em 2011, as lideranças do bloco debateram a necessidade do estabelecimento de uma rota comercial do bloco.

Para o representante brasileiro, o marco da primeira década de cooperação comercial é um momento oportuno para revisitar as conquistas obtidas para possibilitar pensar no futuro. Fendt concluiu sua fala com a expectativa de uma próxima década proveitosa em engajamento e colaboração, com o fortalecimento da cooperação, à altura do potencial comercial e econômico dos Brics.

Reunião de Cúpula

A 13ª Reunião de Cúpula dos Brics ocorrerá virtualmente nesta quinta-feira (9/9). O tema escolhido pela presidência indiana “Brics@15: Cooperação IntraBrics para Continuidade, Consolidação e Consenso” estende-se em três pilares de cooperação: política e segurança; economia e finanças; cultural e de pessoa para pessoa.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais