Início » Assinado o contrato de concessão de ferrovia na Bahia

Assinado o contrato de concessão de ferrovia na Bahia

A+A-
Reset
DestaqueEconomia

Leiloado em 7 de abril, o trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) entre Caetité e o porto de Ilhéus, no sul da Bahia, teve seu contrato assinado na sexta-feira, em cerimônia realizada em Tanhaçu, a sudoeste de Salvador, com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Vencedora do leilão, a Bahia Mineração (Bamin) vai investir R$ 3,3 bilhões na linha, de 537 quilômetros.

A expectativa é que o trecho comece a operar em 2025, transportando mais de 18 milhões de toneladas de carga. Por essa ocasião, 16 locomotivas e 1,4 mil vagões estarão em operação, entre os quais ao menos 1,1 mil se destinarão ao escoamento de minério de ferro. Em dez anos, o volume de carga deve mais do que dobrar, superando os 50 milhões de toneladas em 2035 e movimentando 34 locomotivas e 2,6 mil vagões.

No futuro, a Fiol se conectará com a Ferrovia Norte-Sul, já em operação. Nesse ponto haverá conexão com a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), cujas obras terão início este mês. Dessa forma, será criado um eixo conectando tanto a área produtora de grãos do centro de Mato Grosso quanto a região de Barreiras, na Bahia, ao porto de Ilhéus.

“A Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, que começa em Mato Grosso, vai conectar-se com a Ferrovia Integração do Oeste-Leste, aqui na Bahia. A gente vai ver a carga do Centro-Oeste saindo pelo porto de Ilhéus. Isso é o futuro”, comemorou o ministro Tarcísio de Freitas no evento. Quando estiver totalmente concluída, a Fiol será um corredor de escoamento de 1.527 quilômetros entre Ilhéus e Figueirópolis, em Tocantins.

O segundo trecho da ferrovia entre Caetité e Barreiras, com 485 quilômetros de extensão, tem obras em andamento a cargo de um Batalhão de Engenharia e Construção do Exército, que já concluiu uma ponte sobre o rio São Francisco de 2.800 metros de extensão.

Até o fim do ano devem chegar os trilhos importados pela Vale como parte do pagamento da outorga pela renovação das concessões de suas ferrovias (EFVM e Carajás). O terceiro trecho da Fiol, entre Barreiras e Figueirópolis, com 505 quilômetros, aguarda licença de instalação.

Obras da Fico

O ministro Tarcísio de Freitas estará presente na cerimônia de instalação do canteiro de obras da Fico, no próximo dia 17, em Mara Rosa (GO). As obras começam na conexão com a Ferrovia Norte-Sul e seguem em direção ao município de Água Boa (MT).


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Marco das FerroviasMinistério da InfraestruturaTarcísio de Freitas

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais