Início » Bolsonaro veta suspender até 31 de dezembro a prova de vida exigida pelo INSS
DestaqueNotíciasPolítica

Bolsonaro veta suspender até 31 de dezembro a prova de vida exigida pelo INSS

A+A-
Reset

O presidente Jair Bolsonaro aprovou a lei, aprovada pelo Congresso, que trata de medidas alternativas para os beneficiários da Previdência Social durante o estado de calamidade pública. Porém, vetou o principal dispositivo do texto, o que suspende até 31 de dezembro de 2021 a prova de vida para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A sanção com o veto foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (3/9). A prova de vida deve ser feita anualmente nos bancos onde o segurado recebe o pagamento ou nas agências do INSS. O procedimento estava suspenso desde março de 2020, para não expor o segurado ao risco do contágio por covid-19, mas voltou a ser exigido em junho deste ano.

Para justificar o veto, Bolsonaro escreveu que o estado de emergência em saúde pública, gerado pela pandemia, não é motivo para suspender a prova de vida. Segundo ele, existem diversos meios para a realização da prova, com prazo escalonado. Além disso, a suspensão da comprovação levaria ao pagamento indevido de benefícios.

Para o presidente, o texto traz medidas alternativas de realizar a prova de vida e, por esse motivo, foi feita a opção de vetar a suspensão total do procedimento até o fim do ano. A lei sanciona tem mecanismos para facilitar a comprovação de vida como sistema de biometria nos bancos para realizar a prova de vida dos segurados, preferência máxima de atendimento para os beneficiários com mais de 80 anos ou com dificuldades de locomoção e prova de vida que pode ser realizada por representante legal ou por procurador do beneficiário, legalmente cadastrado no INSS.

 


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais