Início » TCU dá sinal verde para Anatel divulgar edital do leilão 5G

TCU dá sinal verde para Anatel divulgar edital do leilão 5G

A+A-
Reset
Notícias

O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) confirmou na quarta-feira os estudos relativos ao leilão da tecnologia da rede 5G para telefonia móvel. Assim, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve publicar, em duas semanas, o edital com as regras e a data do certame.

A ideia é que o leilão seja realizado em outubro, com possibilidade de movimentar investimentos de até R$ 45 bilhões. As atuais operadoras de telecomunicações aprovaram a decisão do TCU, mesmo com ressalvas pontuais. Fontes do setor estimam que até o fim do ano as primeiras redes 5G já poderão ser ligadas em algumas capitais.

A decisão do TCU foi adiada em uma semana devido ao pedido de vista do ministro Aroldo Cedraz, que identificou falhas na proposta da Anatel. Cedraz acredita que o modelo aprovado representará desperdício de mais de R$ 30 bilhões em investimentos, mas os demais ministros seguiram o parecer do relator, Raimundo Carreiro. O relator divergiu da área técnica do TCU, que também viu falhas na precificação das faixas e manifestou-se contrária à inclusão, no edital, da obrigatoriedade de construção de uma rede privativa para a administração pública federal.

Em nota, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que a proposta de edital previa o atendimento de todas as escolas, mas que “o Tribunal deu um plus à iniciativa, recomendando o uso de valores de multas e de outorga para reforçar esse atendimento”. Com isso, prosseguiu, “poderemos levar fibra óptica a escolas que seriam atendidas por satélite e aumentar ainda mais a velocidade daquelas que já possuem atendimento por rede terrestre”. Após o leilão, 72 mil das 85 mil escolas urbanas do país receberão o 5G “stand alone” (sinal exclusivo). As demais terão atendimento por 4G.

O ministro declarou que, até julho de 2022, todas as 27 capitais brasileiras terão cobertura 5G. E que, até 2028, todas as cidades com mais de 30 mil habitantes serão atendidas.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

5GInternetleilão

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais