Início » Exclusão do ISS do PIS/Cofins: julgamento volta à estaca zero e será presencial
DestaqueEconomiaNotícias

Exclusão do ISS do PIS/Cofins: julgamento volta à estaca zero e será presencial

A+A-
Reset

O julgamento sobre a exclusão do ISS da base de cálculo do PIS e da Cofins foi retirado do Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) e será julgado, a partir do zero, por meio do plenário presencial. O pedido foi feito pelo presidente da Corte, Luiz Fux. O impacto potencial da decisão é R$ 32,3 bilhões para a União em caso de derrota.

Oito ministros já tinham se manifestado. Dias Toffoli divergiu do relator, Celso de Mello (já aposentado), para propor a fixação da seguinte tese: “O valor correspondente ao ISS integra a base de cálculo das contribuições sociais referentes ao PIS e à Cofins.” Celso de Mello votou pela exclusão do ISS, portanto contra o governo. Carmen Lúcia, Rosa Weber e Ricardo Lewandowski acompanharam o relator. Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Roberto Barroso acompanharam a divergência. O placar estava em 4 X 4.

Só restavam o voto de Gilmar Mendes e Luiz Fux. É possível que o julgamento somente seja retomado quando a composição da Corte estiver completa. Hoje, com 10 ministros, há possibilidade de o julgamento terminar empatado.

Com o julgamento recomeçando do zero, um novo relator poderá ser designado. A partir de um novo parecer, ministros que já votaram podem, em tese, também mudar de entendimento.


Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais