Início » Câmara discute bases da relação entre Estado e as empresas

Câmara discute bases da relação entre Estado e as empresas

A+A-
Reset
DestaqueNotíciasPolítica

O Projeto de Lei 4888/19, que estabelece regras de governança para normas do direito econômico será discutido na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados em uma audiência pública nesta sexta-feira (27).

A proposta trata-se da reforma da Governança da Ordenação Pública Econômica. O texto prevê normas gerais sobre a estruturação dos processos decisórios e do controle interno, ligados à ordenação pública. Entre as medidas previstas na proposta, está a determinação expressa de buscar a desburocratização de processos, classificando-as em níveis crescentes de risco, levando em consideração as probabilidades de acidentes e danos para definir e graduar a imposição de deveres e condicionamentos, fiscalização e sanções administrativas.

De acordo com o deputado Rogério Correia (PT-MG), que pediu a audiência, o foco da proposta é o princípio da livre iniciativa, pensado para a proteção dos indivíduos e do livre mercado. “Pressupõe, portanto, em seu âmago, uma atuação contraditória entre o poder público, em suas atividades ordenadoras, e o interesse privado. Quando, na verdade, o poder público e suas atividades ordenadoras devem servir ao bem comum e ao interesse público”, disse.

A audiência pública será no plenário 12, às 10 horas, e poderá ser acompanhada de forma virtual pelo e-Democracia.

Participarão do debate o doutor em Direito do Estado e procurador do Estado do Rio Grande do Sul Paulo Torelly, o procurador do Estado e professor de Direito Econômico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Ricardo Antonio Lucas Camargo, o doutor em Direito Público pela PUC-SP Carlos Ari Sundfeld, o doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro José Vicente Santos de Mendonça, o doutor em Direito Público pelas universidades de Paris (Panthéon-Sorbonne) e de Roma (Sapienza) Eduardo Jordão, e o doutor em Direito Econômico pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Rodrigo Oliveira Salgado.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Câmara dos Deputadosempresas

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais