Início » STF mantém autonomia do Banco Central
DestaquePolítica

STF mantém autonomia do Banco Central

A+A-
Reset

Por 8 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou que a lei que define a autonomia do Banco Central (BC) é compatível com a Constituição.

A ação que questionava a lei aprovada no Congresso foi movida por dois partidos políticos da oposição: PSOL e PT. Eles defendem que a Lei Complementar 179/2021 incorre em vício de iniciativa por ter sido elaborada por um parlamentar, e que o tema é de competência privativa do presidente da República. A nova lei definiu que os diretores e o presidente do BC terão mandato fixo de quatro anos, ainda que continuem sendo indicados pelo presidente da República. Além disso, estabeleceu situações em que podem ser demitidos e retirou a vinculação da instituição ao Ministério da Economia.

Para os partidos contrários à nova regra, ela retira a autoridade do governo eleito sobre um instrumento central de definição da política econômica. O principal papel do Banco Central é o controle da inflação por meio da modulação da taxa de juros.

O relator, ministro Ricardo Lewandowski, concordou com os partidos e disse que houve um problema formal: o presidente da República tem competência privativa para propor mudanças no regime jurídico dos servidores públicos. Na visão do ministro, a lei, de iniciativa de um senador, não poderia estabelecer mandatos para o presidente e os diretores do Banco Central. Ele foi acompanhado pela ministra Rosa Weber.

Contudo, outros oito ministros decidiram que a lei não é incompatível com a Constituição: Roberto Barroso, Dias Toffoli, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Luiz Fux. Na visão de Barroso, o projeto não precisaria ter sido proposto pelo presidente da República, porque os servidores do Banco Central ainda respondem no mesmo regime jurídico.


Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais