Início » Pacheco arquiva impeachment de Moraes por falta de justa causa

Pacheco arquiva impeachment de Moraes por falta de justa causa

A+A-
Reset
DestaqueNotíciasPolítica

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, rejeitou o pedido de impeachment, feito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em caráter pessoal, contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A denúncia será arquivada e não vai a votação na Casa. Segundo Pacheco, o pedido de Bolsonaro contra Moraes foi submetido à Advocacia do Senado, que emitiu um parecer técnico considerando a peça sem adequação legal.

Durante seu pronunciamento, Rodrigo Pacheco citou a preservação da independência entre os Poderes, e disse acreditar que ela é uma chance para que as crises institucionais sejam deixadas para trás. “Quero crer que esta decisão possa constituir um marco de pacificação e união nacional, que tanto pedimos, e é fundamental para o bem-estar da população e para a possibilidade de progresso e ordem no nosso país”, disse.

De acordo com o parecer da Advocacia do Senado, a denúncia apresentada contra Alexandre de Moraes não conseguiu demonstrar que o ministro tenha cometido atos descritos pela lei como crimes de responsabilidade. Sendo assim, foi concluído que a denúncia não apresenta justa causa.

A Advocacia destacou que o pedido de impeachment foi baseado no mérito de atos e decisões de Moraes, o que não é suportado em nenhuma das hipóteses de impeachment de magistrados. Segundo o documento, não cabe ao Senado Federal ser instância revisional de ato jurisdicional. Além disso, a Advocacia afirmou que não se pode punir alguém por exercer as funções do cargo que ocupa, por apenas discordar da atuação.

Pacheco afirmou que decidiu acolher a recomendação porque considerou o documento bem fundamentado e concorda com as ponderações. “O Estado democrático de direito exige que só se instaure processo dessa natureza quando exista justa causa. Não é o caso. Cumpro a Constituição e a lei. Um pedido de impeachment sem adequação deve ser rejeitado”, disse.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

alexandre de moraesbolsonaroimpeachmentRodrigo Pacheco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais