Início » Senadores pedem que Rodrigo Pacheco decida sobre arquivar ou levar pedido de impeachment de Moraes a votação
DestaqueNotíciasPolítica

Senadores pedem que Rodrigo Pacheco decida sobre arquivar ou levar pedido de impeachment de Moraes a votação

A+A-
Reset

Senadores manifestaram suas opiniões, durante a sessão deliberativa na última terça-feira (24), sobre o pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Os parlamentares cobraram do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), um encaminhamento definitivo a respeito da indicação, seja para levar o pedido a votação ou para arquivá-lo.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, denunciou Moraes por crime de responsabilidade, na última sexta-feira (20). O documento foi assinado pessoalmente por Bolsonaro, sem a chancela da Advocacia-Geral da União (AGU).

O senador Lasier Martins (Podemos-RS) afirmou que o Senado está assistindo a um “sério impasse” entre os poderes Executivo e Judiciário, e que cabe aos senadores, como representantes eleitos da população, encontrarem uma solução. O senador Plínio Valério (PSDB-AM) também defendeu que a decisão seja analisada pelos senadores, destacando que o voto é o “alimento” do parlamento.

Para Valério o pedido é legítimo, pois a deposição de ministros do STF está prevista na Constituição, e que o Senado não pode “fugir” ao ser provocado sobre o tema. “Não há clima para passar o impeachment, mas que se coloque isso em votação. A lei permite o impeachment de ministro do Supremo e só o Senado pode fazer isso. Se a sua assessoria julgar que os preceitos legais foram todos satisfeitos, traga a matéria, porque nós precisamos votar”, disse.

O senador também lembrou que Alexandre de Moraes já foi alvo de pedidos de impeachment anteriormente, um deles inclusive assinado por senadores como Eduardo Girão (Podemos-CE), que também se manifestou favoravelmente à votação. Girão disse que, na época do seu pedido, coletou apoios de cerca de três milhões de pessoas.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais