Proposta de código eleitoral define quarentena de 5 anos para policiais, promotores e juízes que desejam se candidatar

Eleitores de Valparaíso, Goiás, vão ás urnas para as eleições municipais 2020.

A relatora Margarete Coelho (PP-PI) apresentou nesta quarta-feira (25/8) uma versão do texto do novo Código Eleitoral com algumas atualizações. Entre as mudanças, a exigência de uma quarentena de 5 anos, após saírem dos cargos, para policiais, juízes, promotores e membros da segurança pública que desejam se candidatar deve gerar debate entre os congressistas.

Com diversas alterações da legislação atual, o projeto deve entrar em vigor a tempo das eleições de 2022, caso seja aprovado pela Câmara e pelo Senado até o início de outubro. Caso entre em vigor, candidatos como o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro devem ficar fora da corrida presidencial.

A inclusão quer fazer uma espécie de regulamentação das candidaturas policiais, que ganharam visibilidade nas eleições 2018, mas também a integrantes do Ministério Público e da magistratura, que ganharam impulso eleitoral principalmente na esteira da operação Lava Jato.

O projeto também fala sobre o fundo partidário e lista uma série de despesas que podem ser pagas com recursos públicos, como propagandas políticas, transporte aéreo e na compra de bens móveis e imóveis.

Postagens relacionadas

Lewandowski defende inclusão do Susp na Constituição para enfrentar crise das prisões

Eduardo Leite x Paulo Pimenta: Disputa pode gerar ‘politização’ das chuvas no RS

Confira as fases da regulamentação de criptoativos no Brasil 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais