Início » TCU aprova estudos da Anatel para o leilão 5G

TCU aprova estudos da Anatel para o leilão 5G

A+A-
Reset
DestaqueNotícias

O Tribunal de Contas da União (TCU) adiou para quarta-feira desta semana o final da votação da proposta do edital para o leilão da quinta geração dos serviços móveis (5G). Mas o resultado da sessão plenária do tribunal, na semana passada, já garante a aprovação da proposta enviada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A decisão do TCU ocorreu após mobilização do governo. No início da semana passada, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, reuniu-se com o relator do processo, Raimundo Carreiro, defendendo a aprovação, na expectativa de que o leilão possa ocorrer em outubro.

Dos nove ministros que compõem o plenário do TCU, sete deram voto favorável à proposta da Anatel. Os dois que não votaram foram Aroldo Cedraz, que pediu vista do processo, e a presidente do tribunal, Ana Arraes, que só vota se houver empate.

O pedido de vista gerou discussão no plenário, já que o grupo pretendia aprovar a proposta do acórdão na sessão. Ao final, decidiu-se que o pedido de vista se restringiria a sete dias. O plenário do TCU era favorável à implantação o mais rapidamente da rede 5G.

Raimundo Carreiro mencionou a avaliação feita pelos auditores do tribunal, que identificaram pontos inconsistentes no edital, com vulnerabilidade jurídica e problema no cálculo de preços. O relator acatou algumas das ponderações dos auditores. Mas deu voto favorável à aprovação do processo, observando que algumas dúvidas levantadas pelos auditores poderão ser sanadas pela Anatel ou pelo Ministério das Comunicações.

O relator votou pela manutenção da rede privativa e da Amazônia Integrada, mas disse que os auditores do tribunal fizeram ressalvas, questionando não a necessidade da rede, e, sim, sua legalidade ou inclusão no leilão de 5G.

A implantação da rede não faz parte da licitação nem está ligada à telefonia móvel ou a qualquer outro serviço prestado pelas empresas do setor. Para os técnicos, essas obrigações inseridas como compromisso representam uma violação de artigos da Lei Geral de Telecomunicações.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

5GAnatelTCU

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais