Início » Mercado financeiro eleva estimativa da inflação em 2021 e vê alta menor do PIB
DestaqueEconomiaNotícias

Mercado financeiro eleva estimativa da inflação em 2021 e vê alta menor do PIB

A+A-
Reset

O mercado financeiro elevou a estimativa do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, pela vigésima semana seguida. A expectativa para o indicador em 2021 subiu de 7,05% para 7,11%. Analistas estimam também uma alta menor do Produto Interno Bruto (PIB).

As previsões sobre o mercado foram divulgadas pelo relatório “Focus”, do Banco Central (BC), divulgado nesta segunda-feira (23/8). Os dados foram levantados na última semana em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras.

O centro da meta de inflação, em 2020, é de 3,75%. Pelo sistema vigente no país, será considerada cumprida se ficar entre 2,25% e 5,25%. Com isso, a projeção do mercado fica cada vez mais acima do teto do sistema de metas. A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia.

Em 2020, pressionado pelos preços dos alimentos, o IPCA ficou em 4,52%, acima do centro da meta para o ano, que era de 4%, mas dentro do intervalo de tolerância. Foi a maior inflação anual desde 2016. Para 2022, o mercado financeiro subiu de 3,90% para 3,93% a estimativa de inflação.

Apesar da economia ter mostrado reação no fim de 2020 e começo de 2021, as tensões políticas e dúvidas sobre a sustentabilidade das contas públicas têm contido as previsões de alta da atividade nas últimas semanas.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais