Governadores se opõem à reforma do Imposto de Renda

Fórum dos Governadores , no Palácio do Buriti . Foto Renato Alves/Agência Brasília.

Na mesma reunião em que decidiram pedir reuniões com Bolsonaro e os presidentes do Legislativo e Judiciário, os governadores também fecharam um posicionamento contra o projeto de reforma tributária que tramita na Câmara dos Deputados. Segundo eles, o texto que trata da reforma do Imposto de Renda pode gerar perda para estados e municípios.

“Essa reforma tributária, na posição de todos os governadores, é uma reforma totalmente atabalhoada. Traz um prejuízo para Estados e municípios na ordem de R$ 15 bilhões. Ela não tem nada de simplificação, como era defendido por Paulo Guedes no início. É uma reforma muito ruim”, disse o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), colocando a cobrança na conta do ministro da Economia. “Foi ele que encaminhou”, lembrou.

Segundo ele, há um levantamento que o conjunto de projetos no Congresso que podem afetar o caixa de estados e municípios pode gerar um prejuízo de até R$ 54 bilhões.

O projeto de lei da reforma do Imposto de Renda até chegou a ser colocado em votação na última semana. Diante de perspectiva de rejeição, a votação foi adiada.

“O pedido da maioria dos parlamentares é de reduzir [a taxação d]os dividendos para 10% no primeiro ano e depois definir em 20%. Nesse caso temos perda para os municípios. A gente atende um lado e desatende o outro. Se atendermos os dividendos haverá perda aos municípios. Se não atendermos a questão dos dividendos não há votos, mas os parlamentares também não querem impor perda aos municípios”, justificou o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR).


Postagens relacionadas

STF forma maioria a favor da Lei das Estatais

Chuvas no RS: governo antecipará restituição do IR para os gaúchos

Legalização de jogos de azar no Brasil gera divergências em debate na CCJ

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais