Início » Gilson Machado destaca potencial do Brasil e pede cooperação entre países durante IBAS
DestaqueInternacionalNotícias

Gilson Machado destaca potencial do Brasil e pede cooperação entre países durante IBAS

A+A-
Reset

Em reunião, ministros do Turismo do Fórum de Diálogo entre Índia, Brasil e África do Sul (IBAS) debateram a cooperação entre os países para impulsionar o setor. No encontro, que aconteceu por videoconferência, os participantes se comprometeram a criar medidas que facilitem o fluxo de turistas entre os países do acordo, como forma de desenvolver o turismo no âmbito do IBAS. O grupo tem o objetivo de desenvolver mecanismos de coordenação e colaboração entre os três países emergentes.

O ministro brasileiro, Gilson Machado Neto destacou as perdas causadas pela pandemia de coronavírus e como o setor tem demonstrado sinais fortes de recuperação no Brasil. O ministro afirmou que os avanços e o retorno brasileiro no turismo só estão sendo possíveis por causa da vacinação, com cerca de 185 milhões de doses distribuídas e expectativa de vacinar toda a população ativa até setembro com pelo menos a primeira dose.

Para Machado Neto, a retomada no setor terá ainda mais chances de avançar com a troca de experiências entre os países dentro do acordo de cooperação entre Brasil, Índia e África do Sul. Dos 26,7 milhões de turistas que a Índia emite anualmente, apenas 16 mil vieram ao Brasil em 2019, o que representa menos de meio por cento desses viajantes. Já sobre os brasileiros, 11 milhões que viajam para o exterior todos os anos, apenas 26 mil escolheram a Índia como destino.

O ministro afirmou que, devido às ações implementadas pelo governo federal, por meio do MTur, como investimentos em obras de infraestrutura, criação do Selo Turismo Responsável e capacitação de trabalhadores do setor, o Brasil está preparado para receber visitantes internacionais. Ele destacou também o potencial do Brasil, especialmente no segmento de turismo de natureza, um diferencial importante para a retomada.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais