Relator desiste de articular reforma tributária ampla com o governo

Mesa: relator da (CM-ReformaTributária), deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB); presidente da (CM-ReformaTributária), senador Roberto Rocha (PSDB-MA); vice-presidente da (CM-ReformaTributária), deputado Hildo Rocha (MDB-MA). Foto: Beto Barata/Agência Senado

A preferência do governo pela reforma tributária fatiada tem gerado conflito com senadores, que mostram preferência pela aprovação de uma reforma tributária ampla.

O atrito veio à superfície durante debate realizado nesta sexta-feira (20) no Senado Federal para discutir a reforma no sistema de cobrança dos impostos.

O secretário da Receita, José Tostes, em sua fala, defendeu a reforma em fases, a partir da aprovação dos projetos que tramitam na Câmara dos Deputados: a criação da CBS e a reforma do Imposto de Renda. O senador Roberto Rocha (PSDB-MA), relator da PEC 110/19, deu um “puxão de orelha” no secretário:

“Como se vê, o secretário Tostes discutiu o PL que está na Câmara, que cria a CBS. Esse debate não é pra discutir PL da Câmara, mas sim a PEC 110. Esse PL mostra que desistiram da PEC da reforma ampla. Nós aqui estamos tentando levá-la adiante”, disse.

Segundo Roberto Rocha, o ambiente no Senado é favorável à aprovação da PEC, mas a falta de cooperação do governo atrapalha o andamento. Por isso, frustrado com a falta de resultado da discussão com o governo, o senador decidiu jogar a toalha.

“É um desabafo de quem está carregando quase sozinho esse piano por quase três anos. Aprendi que brigar não é bom. [Brigar] sabendo que vai perder, é burrice. A gente vai concluir essa sessão hoje e vou convidar outro senador para seguir esse trabalho. Vou apresentar de forma impreterível na próxima semana o meu relatório”, disse.


Postagens relacionadas

Chuvas no Sul: falta de investimento em prevenção agrava tragédia

Governadores defendem reforma administrativa durante evento em Nova Iorque

Inteligência artificial poderá redigir sentenças no STF, diz Barroso

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais