Início » Jair Bolsonaro apresenta pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes

Jair Bolsonaro apresenta pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes

A+A-
Reset
PolíticaUrgente

Conforme havia adiantado, presidente Jair Bolsonaro apresentou na noite desta sexta-feira (20) um pedido de impeachment contra o Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

No documento entregue ao Senado, Bolsonaro questiona a validade do inquérito aberto para investigar o uso de fake news para atacar o STF.

No começo do mês, o ministro Alexandre de Moraes acolheu um pedido do TSE para que Bolsonaro fosse incluído no inquérito. Segundo o tribunal eleitoral, o presidente usava suas lives de quinta-feira para disseminar informações falsas contra ministros da Corte.

Bolsonaro argumenta que, no inquérito, Alexandre de Moraes ocupa tanto a posição de vítima, acusador e julgador. Na visão do presidente, o ministro deveria declarar sua parcialidade no processo.

“A suposta vítima dá notícia do crime para ele mesmo, ignora a livre distribuição do processo no STF, dá de ombros ao acusado e, três dias depois, já decide no processo agora como ministro do STF”, diz o texto, que acusa Moraes de crime de responsabilidade.

Na semana passada, Bolsonaro havia publicado nas redes sociais que também apresentaria um pedido de impeachment contra o ministro do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso. Até o momento, o pedido contra Barroso não foi protocolado.

A decisão de levar adiante cabe ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e a tendência é que ele não dê andamento ao pedido. Na última terça-feira (17), Pacheco afastou a possibilidade.

“Precipitarmos uma discussão de impeachment, seja do Supremo, do presidente da República ou qualquer tipo de ruptura, não é algo recomendável para um Brasil que espera uma retomada do crescimento, uma pacificação geral, uma pauta de desenvolvimento econômico, de combate à miséria, pobreza de combate ao desemprego”, disse.


Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais