Início » PoderData: Avaliação negativa do governo é de 56%
Destaque

PoderData: Avaliação negativa do governo é de 56%

A+A-
Reset

A pesquisa do PoderData divulgada hoje (19) sobre a avaliação do governo Jair Bolsonaro aponta que o índice negativo (ruim/péssimo) atingiu 56%. No levantamento anterior, realizado de 2 a 4 de agosto, o percentual era de 55%. A avaliação positiva (ótimo/bom), por outro lado, oscilou de 29% para 28%. E o percentual regular passou de 11% para 13%. Como a margem de erro da pesquisa é de hoje dois pontos percentuais para mais ou para menos, os números da avaliação do governo mostram uma estabilidade.

O dado positivo para Bolsonaro é que, mesmo vivendo uma conjuntura adversa marcada pelo aumento da inflação, alto desemprego e atritos institucionais que têm gerado manchetes negativas contra o governo, sua base social – um terço da população – segue consolidada. Por outro lado, a maioria da opinião pública desaprova o presidente, mostrando a existência de um sentimento antibolsonarista.

De acordo com o PoderData, os segmentos que mais avaliam positivamente o governo são os homens (35%), com mais de 60 anos (35%) e habitantes da região Sul (41%). Por outro lado, quem mais desaprova o presidente são as mulheres (54%), com faixa etária de 16 a 24 anos (64%), habitantes do Nordeste (64%), ensino superior completo (58%) e renda mensal de 2 a 5 salários mínimos (59%).

Apoio ao impeachment sobe para 58%

Outro dado negativo para Jair Bolsonaro é que em comparação com o levantamento realizado de 5 a 7 de julho, saltou de 50% para 58% o percentual dos entrevistados que entendem que o presidente deve sofrer impeachment. E caiu de 45% para 32% o índice dos entrevistados que avaliam que Bolsonaro não deve sofrer impeachment.

Embora a abertura de um processo de impeachment seja improvável, ao compararmos as avaliações negativas e positivas do governo com o índice dos que apoiam e rejeitam o impeachment temos números bastante similares.

Ou seja, 56% desaprovam Bolsonaro e 58% apoiam seu impeachment. Por outro lado, 28% aprovam o governo e 32% rejeitam o impeachment do presidente.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais