Início » Apesar da redução da previsão de crescimento, Brasil está melhor do que o esperado, afirma presidente do BC

Apesar da redução da previsão de crescimento, Brasil está melhor do que o esperado, afirma presidente do BC

A+A-
Reset
Destaque

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou, durante participação de webinar promovido pelo Council of the Americas, que em vários países há revisões para o Produto Interno Bruto (PIB). No caso do Brasil, ele reconheceu que as mudanças para 2022 estão sendo para baixo. De acordo com o último levantamento da Pesquisa Focus, a expectativa do mercado financeiro para PIB brasileiro, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, era de 5,30% para 2021, mas caiu para 5,28%. Para o ano que vem, a expectativa é de crescimento de 2,04%.

Campos Neto ressaltou que a China é um caso à parte, uma vez que o país foi atingido antes pela pandemia e medidas preventivas foram tomadas com antecedência também. Ele também fez uma comparação com os EUA, onde o crescimento segue forte. “Podemos ver que os países que investiram mais dinheiro com medidas contra a covid e fizeram mais programas de combate aos efeitos econômicos da pandemia tiveram uma recuperação mais rápida”, apontou.

Outro ponto levantado pelo presidente do BC foi sobre a dívida pública do Brasil, que, segundo Campos Neto, já se encontrava em um patamar alto antes da pandemia. No entanto, ele avaliou que a realidade depois da covid é melhor do que o esperado. “Se você olhar o que esperávamos há três ou quatro meses e como está agora, está bem melhor do que esperávamos”, disse.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Banco CentralPandemiapib

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais