Início » Especulações sobre o novo Bolsa Família fizeram expectativa de inflação subir, diz presidente do Banco Central

Especulações sobre o novo Bolsa Família fizeram expectativa de inflação subir, diz presidente do Banco Central

A+A-
Reset
DestaqueEconomiaNotícias

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou na terça-feira (17/8) que ruídos sobre o novo Bolsa Família, o Auxílio Brasil, foram responsáveis pela elevação das expectativas do mercado para a inflação de 2022 acima do projetado pela autoridade monetária.

A declaração foi dada durante um evento virtual promovido pelo Bradesco BBI, segundo a Folha de S. Paulo. O titular do BC também afirmou que economistas esperam um déficit fiscal maior que o projetado para 2022 que, segundo ele, será de 1,7% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2021 e perto de zero no próximo ano. De acordo com a simulação do BC, a inflação deve ficar no centro da meta, que é de 3,5% com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima e para baixo.

“Há grande quantidade de ruído em torno do Bolsa Família e de novas medidas que o governo divulgou”, afirmou em referência também à PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos precatórios, que trata das dívidas do governo na Justiça. “Esse ruído recente em torno de como o novo Bolsa Família será está gerando muito barulho nos dados, isso é um fato. O governo tem que passar uma mensagem forte em relação a isso”, disse Campos Neto.

Para o presidente do BC, o governo precisa explicar de onde sairá o dinheiro para financiar o Auxílio Brasil. Ele avalia que, da forma como está a proposta, a sensação que o governo passa para o mercado é de que vai fazer um programa maior sem ter disciplina fiscal.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Auxílio BrasilBanco CentralPrecatóriosRoberto Campos Neto

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais