Início » Em votação, reforma do IR enfrenta cenário difícil na Câmara

Em votação, reforma do IR enfrenta cenário difícil na Câmara

A+A-
Reset
PolíticaUrgente

Com a votação na Câmara marcada para hoje, a reforma do Imposto de Renda ainda se sustenta em uma aura de dúvida. O presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL) se reuniu no almoço com lideranças partidárias para discutir o tema. A conclusão: não há acordo. Por um lado, acabou a paciência para negociações. A solução comentada por Lira com os líderes é colocar o projeto em votação e deixar as bancadas decidirem as polêmicas na base do voto. O presidente da Câmara deixou a decisão na mão das lideranças.

“Um tema desse nunca terá acordo. [Estamos] longe de se dar acordo, em um país que quer quebrar o paradigma de taxar dividendos. R$ 330 bi que nunca pagaram imposto não vão aceitar pagar do dia para a noite sem reagir”, disse.

“É normal que haja esse empurra-empurra de textos, muitas concessões, muitas contas e muitos cálculos. Mas estamos aqui cumprindo o nosso dever de tentar fazer com que o debate seja o mais amplo possível. Se não for da vontade do Plenário, vamos ter que respeitar. A gente tenta outro dia”, completou.

Ontem, o relator, Celso Sabino (PSDB-PA), se reuniu com a bancada do Democratas na Câmara para ouvir sugestões. Fontes ouvidas pela Arko dizem que o clima foi de desentendimento e que a maior parte dos deputados se posicionou contra o texto. “80% da bancada é contra”, avaliou um parlamentar do partido.

Guerra de Destaques

Caso o projeto não seja retirado de pauta e o texto-base seja aprovado, a tendência é que a discussão se torne uma “guerra de destaques”. Os destaques são solicitações de partidos para analisar a parte trechos específicos do projeto. Até as 19h desta terça-feira (17), já eram quase 20 trechos destacados.

O PP, partido do presidente da Câmara, pede, por exemplo, alteração na tributação de lucros e dividendos. A emenda apresentada sugere a incidência do Imposto de Renda retido na fonte à alíquota de 5% sobre os lucros e dividendos distribuídos por pessoas jurídicas tributadas com base no lucro presumido.


Imposto de Rendareforma do imposto de rendaReforma Tributária

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais