Início » Ministros do G20 divulgam declaração identificando 12 ações para acelerar a transformação digital
DestaquePolítica

Ministros do G20 divulgam declaração identificando 12 ações para acelerar a transformação digital

A+A-
Reset

Os ministros do G20 assinaram, durante a reunião do grupo na última quinta-feira (5), em Trieste, na Itália, uma declaração conjunta em que identificam 12 ações para acelerar a transformação digital da economia e governos de cada país. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, foi um dos representantes do Brasil no evento e discursou nos painéis “Transformação Digital para Recuperação da Economia” e “Sociedade na Economia Digital”.

Os 12 pontos citados pelos ministros no documento são: a transformação digital para o crescimento sustentável, o uso da inteligência artificial para promoção de startups, a medição, prática e impactos da economia digital, a conscientização e proteção do consumidores, a proteção e empoderamento de crianças no ambiente digital, o apoio à inovação para cidades inteligentes, a conectividade e inclusão social, o livre fluxo de dados entre os países, a digitalização de serviços públicos, a identidade digital, a regulamentação ágil, e a transformação da Força Tarefa para Transformação Digital do G20 em um Grupo de Trabalho para esse fim.

No evento, Marcos Pontes destacou sobre os desafios do Brasil para trazer a transformação digital e combater desigualdades sociais, assim como gerar mais empregos e desenvolvimento econômico e social. Ele afirmou que o MCTI tem muitas estratégias para a transformação digital, internet das coisas, inteligência artificial e que todas trabalham juntas para trazer um ambiente melhor a empresas e startups.

O ministro destacou também a relevância da Inteligência Artificial, que permitirá melhorias nos setores da indústria 4.0, da agricultura, da saúde e das cidades inteligentes. Outro tema apresentado por ele foi a Estratégia Brasileira de Transformação Digital (e-Digital), que, de acordo com Pontes, tem promovido o uso de tecnologias digitais na transformação da produtividade das empresas, no desempenho do governo e na capacitação que possibilita a inclusão social na era digital.

G20
O G20 é um grupo formado por representantes dos países que possuem 90% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e dois terços da população do planeta. O G20 foi criado com o objetivo de enfrentar os desafios do sistema financeiro internacional. Atualmente, o grupo é presidido pela Itália, anfitriã da Reunião Ministerial de Economia Digital em que participa o ministro Marcos Pontes.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação é membro da Força Tarefa da Economia Digital (DETF) do G20 e atua por meio da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI) e da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais (ASSIN).


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais