Início » Proposta que altera regras eleitorais é aprovada em comissão especial na Câmara

Proposta que altera regras eleitorais é aprovada em comissão especial na Câmara

A+A-
Reset
Destaque

A PEC que prevê mudanças nas regras eleitorais foi aprovada pela comissão especial da Câmara dos Deputados sobre o tema, na noite da última segunda-feira (10). O texto da relatora, deputada Renata Abreu (Pode-SP) ainda vai passar por dois turnos de votação no Plenário da Câmara antes de seguir para a análise do Senado.

O texto original da PEC 125/11 tratava apenas do adiamento das eleições em datas próximas a feriados, mas, no quarto substitutivo ao texto, a relatora incluiu vários temas a fim de “aumentar o leque de propostas” levadas para a apreciação do Plenário.

A proposta prevê que para a eleição de 2022, a adoção do sistema eleitoral majoritário na escolha dos cargos de deputados federais e estaduais. É o chamado “distritão puro”, no qual são eleitos os mais votados, sem levar em conta os votos dados aos partidos, como acontece no atual sistema proporcional.

Outro ponto acrescentado no texto é o chamado “voto preferencial” nas eleições para presidente da República, governadores e prefeitos, a partir de 2024. O objetivo da deputada com o item é dar ao eleitor a possibilidade de indicar até cinco candidatos em ordem de preferência. Na apuração, serão contadas as opções dos eleitores até que algum candidato reúna a maioria absoluta dos votos para chefe do Executivo.

A PEC também prevê alteração na data de posse dos chefes do Executivo, que atualmente ocorre em 1º de janeiro. Renata Abreu propõe posse em 5 de janeiro para presidente da República e em 6 de janeiro para governadores e prefeitos. Essa regra passaria a valer nas posses de 2027 em diante.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Câmara dos Deputadoseleições 2022Voto Impresso

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais