Início » Ministro Marcos Pontes debate participação brasileira na OCDE com Secretário-Geral Adjunto
Notícias

Ministro Marcos Pontes debate participação brasileira na OCDE com Secretário-Geral Adjunto

A+A-
Reset

O astronauta Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, realizou uma reunião bilateral com representantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na quinta-feira (5) na cidade de Trieste, Itália, em programação paralela à Reunião Ministerial do G20 sobre Economia Digital.

Durante o encontro, que integra a agenda da missão internacional do ministro à Itália, Áustria e Suíça, os representantes do MCTI se reuniram com o Secretário-Geral Adjunto da OCDE, Ulrik Vestergaad Knudsen, responsável pelas temáticas de ciência, tecnologia e inovações na organização.

O Brasil atualmente apresenta o status de parceiro-chave perante à OCDE e também pleiteia a sua adesão como membro da organização. A parceria entre o Brasil e a OCDE engloba o intercâmbio de conhecimento entre governos, iniciativa privada, academia e sociedade civil. Uma série de iniciativas do MCTI que colabora para a efetivação da participação do país no grupo foram apresentadas ao Secretário-Geral Adjunto pelo ministro Marcos Pontes.

Pontes destacou o empenho brasileiro na construção e revisão de recomendação da OCDE para o ecossistema da Ciência, Tecnologia e Inovações no país. O ministro ressaltou a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (e-Digital), que objetiva a promoção do desenvolvimento econômico e social sustentável e inclusivo a partir das tecnologias digitais. A Indústria 4.0, inteligência artificial, Agro 4.0, cidades inteligentes e Saúde 4.0 estão entre os assuntos também tratados na conversa.

O MCTI participa ativamente na OCDE por meio do Comitê de Políticas Cientificas e Tecnológicas (CSTP) e do Comitê de Políticas de Economia Digital (CDEP), no qual a representação brasileira é efetuada pela Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do ministério (SEMPI/MCTI). O Diretor Adjunto da Diretoria de Governança Pública, Janos Bertok e a Chefe da Unidade de Sherpas da OCDE, Nejla Saula, também estiveram fizeram parte da delegação da OCDE presente na reunião bilateral.

OCDE

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), sediada em Paris, França, é um organismo internacional fundado em 1961 e formado por 37 países que atuam conjuntamente para compartilhar experiências e encontrar soluções para problemas compartilhados por meio da formulação de políticas públicas em diversas áreas, entre elas: economia, trabalho, ciência e tecnologia, educação, meio ambiente e comércio.

A adesão do Brasil como membro da organização poderá levar a novas parcerias comerciais e acordos de cooperação exclusivos.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais